sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

A pressão social para a procriação

Todas as minhas amigas mais próximas estão actualmente muito grávidas do seu segundo filho ou já o tiveram. Muitas das minhas colegas também. A grande maioria delas (ou de quem as rodeia) não se cansam de me interpelar: “Então, e quando é que é a tua vez?” ou “Não dás um irmãozinho à tua filha”?

Na verdade, não digo que o relógio biológico não tenha já acusado, mais que uma vez, que vai sendo tempo de repetir a dose. Mas logo substituo as românticas e ternurentas imagens (e recordações) de um bebé bem cheiroso, pelas marcas óbvias de noites sem dormir, rugas, cabelos brancos e costas completa e assustadoramente rebentadas, e perco de imediato a vontade. Estou muito feliz com uma filha. E, verdade seja dita, educar filhos custa caro.


Outro dia comentava com uma colega minha - uma jovial e atraente mulher de 50 anos, com 3 filhos já criados - que não estava nada certa de querer ter mais filhos. Para a provocar disse-lhe que em vez disso preferia ir juntando dinheiro para fazer uma plástica, quando chegasse à idade dela. Apoiou-me, com entusiasmo referindo que ter filhos para responder à pressão social constituía um mau projecto. Identifiquei-me com aquilo. Fiz o mesmo comentário a uma das minhas amigas mais próximas, da minha idade, que acabou de descobrir que está grávida do seu segundo filho. Ficou chocada e, amigavelmente, só faltou chamar-me fútil. Disse-me que eu, afinal, me parecia com a sweetjane...

A verdade é esta, não afasto a hipótese de ter mais filhos, se isso constituir um projecto de vida para mim e para o meu companheiro. Também é muito provável que, mesmo não tendo mais filhos, nunca faça qualquer plástica. Ter mais um filho para “dar um irmão à minha filha” é que, realmente, jamais constituirá motivação para mim.

2 comentários:

Juanito disse...

Vote, leitor deste blog. O importante é que vote. Não deixe a sua intervenção ficar por mãos alheias. Assuma a sua responsabilidade, e comprometa-se: VOTE!

Deve ou não Sweetjane poupar para fazer uma plástica? Qual a SUA opinião?

Para visualizar o rabo de Sweetjane, clique em

http://3fids.blogspot.com/2006/11/concorrncia-desleal-parte-ii.html

Juanito
Movimento "Para a Faca com Sweetjane"

Touro Zentado disse...

Quando se diz que a idade é a voz da razão... Só posso concordar com a tua colega de 50 anos.
Vê-se tanta asneira, tanto infortunio, tanta infelicidade, tanta frustração só porque se cede à vontade dos outros...
Parabéns pela postura!