domingo, 27 de maio de 2007

Tonicco e Juanito entrevistam Sweetjane

Tonicco: Do meu projecto criativo, quase aquático, destinado a aterrorizar o quotidiano do mais incauto, logo a partir das primeiras horas da manhã, já dei, oportunamente conta, e em boa hora, face à iniciativa do FIDS. Fala-nos, agora, do teu projecto, ó Sweetjane?

Sweetajane: Qual deles? Os homens xx?

Juanito: Ó Sute, julguei que eram triple X....

Sweetjane: Julgaste mal...

Tonicco: Hum...isso era capaz de ser interessante, mas mais logo, quando estivermos sózinhos...

Sweetjane: Dream on single X

Juanito: Bem, avançando, afinal que projecto é esse?

Sweetjane: Creio que se estão a referir ao projecto linguístico do “políticamente correcto” como forma de combater e sublimar a culpa neurótica, que se sente por tudo e por nada, sobre a qual, aliás, já amplamente dissertei neste blog.

Tonicco: Touché.

Juanito: Hein?

Sweetjane: É um projecto de desenvolvimento de conceitos e, concomitantemente, de expressão oral, que visa incorporar no nosso imaginário colectivo, tanto quanto possível, valores e princípios anti-discriminatórios. Trata-se de expurgar o nosso discurso dos condicionamentos e preconceitos mais veiculados nesta nossa cultura ocidental.

Juanito: Passou-se. Tá louca.

Tonicco: Não te precipites, ó Juanito, deixa-a expor o seu ponto de vista...

Juanito: Sim, ó Sute, surpreende-me, se puderes.

Sweetjane: É simples. É mais fácil com alguns exemplos. Por exemplo tu, ó Juanito. Deixarei de dizer que és baixo! Isso molda a ideia que os outros farão de ti com base na representação que fazem do “ser baixo”. É preciso combatê-lo vigorosamente! Quanto a mim, não te refiras a mim como “louca” e sim como “intelectualmente desafiante”.

Tonicco: Mas sabes o que dizem dos baixos não sabem? Isso também não fará parte do imaginário colectivo?

Sweetjane: Não, ó Tonicco, não sei. Esclarece-me.

Juanito: Ó altazanas nórdica, deixa lá isso. Não será a tua perspectiva que está alterada? É que na minha perspectiva tu é que és gigantones.

Sweetjane: Mas ouve, ó Juanito, a beleza do meu projecto está em alterar essa perspectiva. Elejamos uma média e referenciemos-nos a ela. Assim, tu serás verticalmente desfavorecido e eu verticalmente favorecida.

Juanito: E o Tonicco será horizontalmente enriquecido, não?

Sweetjane: Quê, um half X?

Juanito: Estou a falar do peso, darling, do peso. Do carácter rotundo da sua “personalidade” (risos )

Sweetjane: (risos incontroláveis com lágrimas irreprimíveis)

Tonicco: Eu sou pelo menos um double XX, mas hey, não sou eu que o digo....

Sweetjane: Pois, pois....mas voltando ao tema do projecto....

Juanito: Ainda não estou convencido de que seja verticalmente “desfavorecido”...

Sweetjane: Mas, por outro lado, é inegável que o Tonicco é mais fortemente pigmentado do que tu, ó Juanito. E tu, ainda mais pigmentado que eu.

Juanito: Lá estás tu com a mania que és nórdica, ó nórdica.

Sweetjane: Poderei não ser nórdica mas sou cosmeticamente atraente, enquanto tu, ó Juanito, és visualmente controverso. E do Tonicco nem saberia o que dizer...

Tonicco: A mim pouco me importa uma coisa ou outra, porque as gajas não se queixam. Aliás, podem confirmá-lo no meu blog “Todas as gajas que eu já comi”, outro dos meus projectos de grande fôlego.

Sweetjane: Desculpem lá, mas isto assim não vai a lado nenhum. Témaisloguin.

Tonicco e Juanito: Hein?

Sweetjane: Queria dizer só mais uma coisa.

Juanito: O que é ó Sute, o que é? Mais uma ideia peregrina? Vá surpreende-me!

Sweetjane: SPÓÓÓÓÓRTING

Agradecimentos a James Finn Garner

Sem comentários: